Inicialmente, há de se esclarecer o que é a homologação de sentenças estrangeiras. É uma ação judicial necessária para que as decisões estrangeiras sejam eficazes no Brasil. Essa ação necessita de ser proposta por um advogado e é julgada pelo STJ, Superior Tribunal de Justiça, em Brasília.
O advogado deve orientar o cliente desde o início da obtenção dos documentos necessários, uma vez que, obter os documentos corretos que o Tribunal exige pode não ser tão simples. Os documentos devem conter ou espelhar certas situações processuais, como a comprovação da citação da outra parte e o trânsito em julgado daquela sentença. Além disso, devem estar devidamente legalizados pelo Consulado Brasileiro ou Apostilados.
Nos últimos anos a adoção internacional de crianças e adolescentes caiu drasticamente no Brasil. Além do fator da morosidade da justiça brasileira, outro fator que contribuiu para essa queda é o caráter de excepcionalidade que tem a adoção internacional, ou seja, primeiro tenta-se que uma criança/adolescente seja inserida em uma família em território brasileiro. Há prioridade para os brasileiros residentes no Brasil, sobrevinda por brasileiros residentes no exterior e em último caso por estrangeiros residentes fora do Brasil.
O processo todo passa a ser desestimulante o que já não ocorre com a homologação de uma adoção estrangeira no Brasil.
Há vários casos em que se adota uma criança ou adolescente no exterior e como o pai ou a mãe são brasileiros desejam fazer o registro do novo filho no Brasil. Este processo é aparentemente desburocratizado, fazendo-se a homologação da sentença estrangeira no Brasil.
O que é muito comum também são os padrastos adotarem os filhos de suas companheiras. Adota-se no exterior, onde as partes estão morando e depois homologa no Brasil. Processo feito no Superior Tribunal de Justiça – STJ em Brasília. Só depois desse processo a criança/adolescente passa a ter sua certidão de nascimento brasileira alterada constando a nova filiação paterna.
Este processo passa a ser descomplicado e rápido não precisando nem do consentimento do pai biológico, quando esse já abandonou o filho há algum tempo.
A Justiça brasileira tem recebido número cada vez maior de divórcios de brasileiros residentes no Reino Unido.
Na maior parte dos casos, a formalização do divórcio tem como objetivo a regularização de status de imigração ou a simples oficialização do fim de um relacionamento iniciado no Brasil.
Ao contrário de outras ações do Judiciário Brasileiro cuja tramitação é lenta, o divórcio consensual é concluído em período inferior a um mês, quando há acordo entre o antigo casal.
No final do processo, o resultado é uma sentença judicial de divórcio e sua consequente averbação na certidão de casamento, ambos enviados do Brasil ao Reino Unido digitalmente e por correio internacional.
Com essa atuação, a ADV BR UK tem auxiliado a comunidade brasileira no Reino Unido de forma ágil, acessível e transparente, esteja ela em Londres, Birmingham, Norwich, Brighton, Liverpool, Manchester ou outra região do Reino Unido.
Para maiores informações, entre em contato.